A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nesta quinta-feira, 3 de janeiro, uma nota técnica sobre a nova portaria do Ministério do Desenvolvimento social (MDS) que permite a utilização dos recursos federais da assistência social, dos serviços, programas e projetos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O material pode ser acessado na biblioteca virtual da CNM que está disponível no portal da entidade.

A CNM e todo movimento municipalista reconhece o avanço e conquista que a Portaria MDS 2.601/2018 traz para os gestores municipais da assistência social. A nova medida permite a flexibilização na gestão dos recursos da assistência social. Dessa forma, os Municípios podem utilizar os recursos federais, conforme a necessidade e a realidade do Ente. Ainda são permitidos o uso para o custeio, investimento ou aquisição, mas sempre respeitando a finalidade dos serviços e as normativas vigente da política de assistência social.

Com a publicação e vigência da Portaria, os Municípios podem utilizar os saldos existente nas contas dos blocos de financiamento do SUAS, das proteções sociais, básica e especial para as novas finalidades permitidas pela norma. A Nota Técnica traz orientações aos gestores com informações referentes à nova medida.

Acesse aqui a Nota Técnica

Fonte: Agência CNM de Notícias

  • Compartilhe:

Contato

Rua Alberto Coimbra, N° 858, Sandra Regina - CEP: 47.806-000 - Barreiras - Bahia Seg - Sex 8.00 - 18.00 / Sab - 08.00 - 12.00 (77) 3611-5969 (77) 3613-1488 @acimacontabilidade

Quem Somos

Fundada há mais de 20 anos a Acima Assessoria e Consultoria Pública veem atuando na Administração Pública Municipal, o foco de nossos trabalhos é a Prestação de Serviço Contábil! Saiba mais...

Acima Contabilidade © Todos Os Direitos Reservados.